Direitos, concursos e benefícios ao cidadão

3 de janeiro de 2016

CONSULTA CERTIFICADO CONCLUSÃO Ensino Médio e outros pela internet

É possível consultar pela internet, o certificado de conclusão de ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante de Nível Técnico do Estado de São Paulo para os formados a partir de 2002. 

Constam dados como data de conclusão, data da publicação no Diário Oficial, nome concluinte, nível de ensino de aprovação, escola em que concluiu. 

A informação importante constante desse meio de informação é a data de publicação no Diário Oficial da Conclusão de um do mencionados Níveis de Ensino. 

Aliás tal data tem sido bastante cobrada para fins de cumprimento de burocracia administrativa em concurso público, uma vez que a maioria dos diplomas de conclusão de ensino médio vêm sem a informação da mencionada data. 

Quando fui nomeado para o cargo de Escrevente do TJ-SP, apesar de ter o Diploma de Conclusão de Ensino Superior, para ter direito de ser empossado, me foi exigido o Certificado de Segundo Grau e como este não possuía o carimbo da publicação me socorri a este link para conseguir a data exata e um documento aceito pelo TJ. Eu desconheço qualquer lei ou legislação que proíba que se apresente o Diploma de Ensino Superior ao invés do de Ensino Médio, entretanto, para evitar dor de cabeça consulte por essa ferramenta. Tal situação decorre do fato de o diploma geralmente ser confeccionado antes da publicação da aprovação do concluinte do nível de ensino no Diário Oficial, Portaria de Autorização da Escola e Registro de Publicação. 

Para consultar acesse o link: CONSULTA DE CERTIFICADO ON-LINE 

Exige-se para a consulta apenas a inserção do número do R.G sem dígito.

221 comentários:

  1. Esse certificado de aprovação do ensino médio que disponibiliza o site, é apenas para o estado de SP. Por isso, gostaria de saber se existe outro site para quem saber dessa publicação/aprovação para quem concluio o ensino médio no estado de Minas Gerais ....

    ResponderExcluir
  2. ANÔNIMO infelizmente ainda não encontrei o serviço para o Estado em questão, mas recomendo que continue acessando este BLOG, pois em breve haverá novas atualizações a respeito de serviços públicos on line de diversos Estados. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. obrigada, gostei da dica!

    ResponderExcluir
  4. Por nada. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Preciso de um link assim, só que do Espírito Santo. pode Me ajudar? Estou desesperada...

    ResponderExcluir
  6. ANÔNIMO infelizmente ainda não encontrei o serviço para o Estado em questão, mas recomendo que continue acessando este BLOG, pois em breve haverá novas atualizações a respeito de serviços públicos on line de diversos Estados. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Não consigo achar o certificado digitando o rg

    ResponderExcluir
  8. Estava procurando no Google, e por acaso achei o seu blog, entrei no link em questão e consegui acessar o meu certificado, pois preciso levar esse documento para efetivar minha matrícula na faculdade, na segunda-feira, e nao tenho esse documento, pois a escola em que estudei (pública) nao me deu =(
    vou na escola antes de ir para a matrícula, e caso eles nao possam me dar esse documento na hora, esse do site ja vai servir pra algo né?

    ResponderExcluir
  9. nao precisa digitar o "dígito" do rg, ou seja, o número após o traço, digite apenas a parte antes dele que vc consegue.

    ResponderExcluir
  10. BRUNO acredito que sirva sim, uma vez que as informações são extraídas do site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. COMO FAÇO PRA CONSULTAR CERTIFICADOS DE 1999?PQ EU TENTEI CONSULTAR MAS NÃO CONSIGO...MESMO SEM O DIGITO DO RG NO FINAL ME AJUDE...

    ResponderExcluir
  12. ANÔNIMO se não me engano esse serviço abrange apenas certificados emitidos a partir de 2000. Acredito que por este motivo você não tenha conseguido o documento. Abraço.

    ResponderExcluir
  13. como faço pra consultar do Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  14. ANÔNIMO, salvo engano o RJ não fornece esse documento via internet. Contudo, assim que disponibilizarem eu incluo aqui no blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber como faço para conseguir um certificado de conclusao do ensino medio (ficha 19) para que eu possa ingressar numa faculdade. esses serviços so sao oferecidos ao estado de sao paulo?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber como faço para consultar o Gdae para conclusão do ensino medio em 15-06-2009 no Rio de Janeiro .Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Direitos e Concursos1 de janeiro de 2010 às 17:03

    ANÔNIMO1 - até agora só conheço a disponibilização desse serviço pelo Estado de São Paulo.

    ANÔNIMO2, salvo engano o RJ não fornece esse documento via internet. Contudo, assim que disponibilizarem eu incluo aqui no blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  18. como consigo certificado conclusao ensino medio de1987 pois a escola fechou

    ResponderExcluir
  19. Direitos e Concursos4 de janeiro de 2010 às 09:08

    ANÔNIMO - provavelmente terá de entrar em contato com a Delegacia Regional de Ensino de sua localidade, ou até mesmo a Secretaria Estadual de Educação. Abraço

    ResponderExcluir
  20. informaçao. gostaria de saber se posso solicitar certificado de ensino medio profisionalizante . ja que tenho mais de 500 horas de curso profisionalizante,ministrado pelo senai e cefet OBS;ja tenho o ensino medio completo.

    ResponderExcluir
  21. ANÔNIMO - nesse caso recomendo que entre em contato com a Delegacia Regional de Ensino ou Secretaria Estadual da Educação, pois tais órgãos terão a solução para sua dúvida. Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Oi preciso do certificado de conclusão de ensino médio de 2007, mas não estou conseguindo achar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. ANÔNIMO - recomendo que leiam atentamente a matéria acima postada, pois nela há solução para as suas dúvida.

    ResponderExcluir
  24. Ola amigo, sua dica foi muito útil, estava com duvidas a respeito, e tantas siglas q tinha la no site fiquei mais perdido ainda rs.
    Só uma pergunta, encontrei meu registro la, perdi o diploma que possuia, sendo que me sobrou apenas uma cópia dele, vc sabe como faço para conseguir um novo?
    Desde ja agradeço a ajuda e atenção

    ResponderExcluir
  25. EMMANUEL - nesse caso recomendo que entre em contato com a Delegacia Regional de Ensino ou Secretaria Estadual da Educação, pois tais órgãos terão a solução para sua dúvida. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Preciso de meu certificado de conclusão de ensino médio e histórico escolar, mas a escvola onde concluí fechou. Onde posso consegui-los? Concluí em dezembro de 1993.

    ResponderExcluir
  27. ANÔNIMO - nesse caso recomendo que entre em contato com a Delegacia Regional de Ensino ou Secretaria Estadual da Educação, pois tais órgãos terão a solução para sua dúvida. Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Amigo, eu queria um informação..
    completei o ensino medio,logo recebi meu diploma, até ai tudo bem..! mas o colegio(particular) anunciou que para ingressar em um faculdade eu precisaria ter o meu nome publicado no diario oficial e que seria no valor de R$300,00 (aprox..)me de uma ajuda. Esse é a realmente o preço ou estou sendo enganado?

    ResponderExcluir
  29. HUGO 0 infelizmente não sei informar qual o valor cobrado, se é que pode ser cobrado, portanto aconselho que entre em contato com a Secretaria de Educação do Estado ou Delegacia Regional de Ensino. Abraço.

    ResponderExcluir
  30. ola mostrei meu certificado da epec avm eu sou de sp e o certificado e de uma escola do do rio ele teria validade? conclui em 2009 .
    foi publicado no DO do rio e tb uma universidade conhecida pelo mec aceitou o mesmo dizendo que se e publicado no DO e valido por favor gostaria que tira se minhas duvidas

    ResponderExcluir
  31. ANÔNIMO - nesse caso recomendo que entre em contato com a Delegacia Regional de Ensino ou Secretaria Estadual da Educação, pois tais órgãos terão a solução para sua dúvida. Abraço.

    ResponderExcluir
  32. preciso do certificado original de conclusão do ensino medio...posso usar essa publicação para me matricular na faculdade? no caso eu apresento no lugar do documento original?

    ResponderExcluir
  33. conclui o segundo grau no ano de 2004,mais a escola que estudei faliu.Como faço para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio com publicação do diario oficial?Estou no estado do rio de janeiro.Aguardo

    ResponderExcluir
  34. ANÔNIMO 1- nesse caso recomendo que entre em contato com a Delegacia Regional de Ensino ou Secretaria Estadual da Educação, pois tais órgãos terão a solução para sua dúvida. Abraço.

    ANÔNIMO 2 - nesse caso recomendo que entre em contato com a Delegacia Regional de Ensino ou Secretaria Estadual da Educação, pois tais órgãos terão a solução para sua dúvida. Abraço.

    ResponderExcluir
  35. conclui meu ensino medio em 1986, sendo que a escola nnão fez o devido registro no DO.COMOdevo preceder se a mesma ja esta fechada desde 2004, na epoca nao estava sendo cobrado a publicação , somente o registro na SEE/RJ .

    ResponderExcluir
  36. ANÔNIMO - nesse caso recomendo que entre em contato com a Delegacia Regional de Ensino ou Secretaria Estadual da Educação, pois tais órgãos terão a solução para sua dúvida. Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Oii faço o 2° ano do ensino medio, quer dizer passei agora para o 3° ano, queria muito tirar o certificado do enem do ensino medio,então quando fui la no site do enem,apareceu assim 'solicitar certificaçao', quando clikei la apareceu o que era preciso para poder tirar o certificado,apesar de eu ter feito poucos pontos 400 e poco, e o suficiente para tirar o certificado pois tem assim : De acordo com o disposto na Portaria Normativa nº 04, de 11 de fevereiro de 2010, Art. 2º, o interessado em obter certificação no nível de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, deverá observar os seguintes requisitos:

    I – ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM;

    II – ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM;

    IV – ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.

    Parágrafo único. Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá obter o mínimo de 400 pontos na prova objetiva e, adicionalmente, o mínimo de 500 pontos na prova de redação.
    Declaro preencher os requisitos acima citados e ter interesse em obter certificação no nível de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência com base no ENEM.

    Versão: 1.0-22331 - ID: 89

    Entao, quando eu cliquei declaro preencher e bla bla bla cliquei em salvar e pronto nao apareceu mais nada, mas toda vez que eu entro la, ja fica marcado la o interesse pelo certificado, o que eu gostaria de saber, e o que vai acontecer, como eu faço pra imprimir o certificado? Obs: Eu estou dentro de todos os requisitos acima que foram citados!
    Desde ja agradeço, por favor me respondam!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. ANÔNIMO- infelizmente desconheço a forma de proceder neste caso, contudo aconselho que entre em contato com o orgão do Ministério da Educação competente, pois além de ser o responsável pela aplicação no ENEM em âmbito nacional, é o órgão que te fornecerá as informações cabíveis e suficientes ao caso. Abraço.

    ResponderExcluir
  39. bom dia, como posso consultar o ano de conclusão de 1986?

    ResponderExcluir
  40. ANONIMO - nesse caso é necessário obter esta informação junto à Delegacia de Ensino competente, uma vez que, salvo engano, essa consulta só é possível para concluintes a partir de 2001. Abraço.

    ResponderExcluir
  41. conseguir acessar meu formulario, só que conta que eu concluir o ensino fundamental, sendo que terminei o ensino medio

    ResponderExcluir
  42. ANONIMO - nesse caso recomendo que mantenha contato com a sua escola de ensino médio e, caso seja necessário, com a Delegacia de Ensino competente. Abraço

    ResponderExcluir
  43. obrigada por essa dica consulta on line

    ResponderExcluir
  44. Olá, boa noite.
    Comecei a ler seu site e achei muito legal, já recorri a ele e consegui o que procurava. Obrigado pelas dicas!!!
    Me tire uma dúvida, este site GDAE, tem de ser inseridos os cursos superiores também?

    Att,

    André

    ResponderExcluir
  45. ANDRE - que bom que conseguiu. Não entendi sua pergunta a respeito do GDAE, como assim inserir os cursos superiores? Grato.

    ResponderExcluir
  46. No link que vc passou que é o GDAE para fazer consulta sobre conclusão do ensino fund e médio, a dúvida é se éssa consulta tb é válida para cursos superiores? ou seja, tambem são inseridos consultas para superiores ou a consulta é somente para fund e medio?

    Obgdo

    André

    ResponderExcluir
  47. Boa noite. A dúvida é: quem está formado em curso superior, tem de estar cadastrado nesse site também? ou é só para ensino fund e medio?

    André

    ResponderExcluir
  48. ANDRE - BOM DIA, essa consulta refere-se apenas a ensino fundamental e médio. Abraço.

    ResponderExcluir
  49. Fiz a cagada de deixar(entregar junto) aos documentos o certificado de conclusão do ensino médio. agora preciso e como conseguir outro? Já que o pessoal da escola onde fiz falou que não tem como tirar outro( a sei que tem) como eu posso proceder?

    ResponderExcluir
  50. FABIO - nesse caso você precisa manter contato com a Diretoria de Ensino responsável pela escola na qual você se formou, pois lá lhe informarão os trâmites para retirada de novo documento. Abraço.

    ResponderExcluir
  51. Sou de Fortaleza-Ce não consigo visualizar o certificado da minha esposa que terminou em 2004 o ensino médio. alguém sabe pq?

    ResponderExcluir
  52. Anonimo - vc está tentando ver o de SP ou o do CE?

    ResponderExcluir
  53. Boa noite,
    Gosto muito do eu site, e gostaria se possivel de uma ajuda.
    Vc conhece (de sua confiança) algum supletivo, pois tive um sério problema, estudei nma escola q fechou, e n incluiram no GDAE.

    roger.apg@bol.com.br

    ResponderExcluir
  54. ROGER - agradeço pela preferência, conheço alguns cursos supletivos, mas nenhum que eu me sinta confortável para indicar. Abraço.

    ResponderExcluir
  55. por favor estou concluindo o ensino medio é um supletivo em uma unidade paga e ouvi pessoas comentando que o certificado é falso ! mas sai no diario oficial , oque isso quer dizer por favor me ajudem estou desesperada
    será que estou estudando e pagando uma escola que irá me dar um certificado de conclusão falso ???

    ResponderExcluir
  56. Anonimo - recomendo que mantenha contato com a delegacia de ensino competente.Abraço.

    ResponderExcluir
  57. Mayara aqui - Bom dia! Bom conclui meu ensino médio em 2009. Gostaria de pegar no Diário Oficial a publicação da conclusão do meu ensino médio. Como faço isso??

    ResponderExcluir
  58. MAYARA - nesse caso recomendo que mantenha contato com a escola na qual houve a conclusão, pois ela possui a cópia. Abraço.

    ResponderExcluir
  59. Amigo como eu posso consultar o meu Certificado do Estado de Goiás? me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  60. ANONIMO- boa tarde, infelizmente ainda não é possível a consulta, pois este Estado não disponibiliza o referido serviço. Assim que for criado eu farei uma postagem a respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  61. Prezado,

    Preciso muito de uma ajuda e ou orientaçao. Conclui o Ensino Médio no ano de 2003 por meio de curso supletivo do Colégio 29 de Junho - Diretoria de Ensino Sul I, Ato de Criação: D.O E 11.0.77. Ocorre que, há pouco tempo, descobri que essa instituição foi extinta e meus dados não foram inclusos na consulta do site GDAE.

    O que devo fazer?

    Att,

    André

    ResponderExcluir
  62. ANDRE - Olá colega, nesse caso, se você concluiu o ensino médio no Estado de São Paulo, há necessidade de se dirigir à Delegacia de Ensino responsável pela escola respectiva, pois lá haverá as informações de que você precisa. Abraço.

    ResponderExcluir
  63. Olá, obrigado.

    Fui a delegacia de ensino e e deu td certo!!!

    abs

    ResponderExcluir
  64. ANONIMO - que ótima notícia, boa sorte em seus propósitos. Abraço.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite...sou do rj e tentei fazer a pesquisa mas deu que não existe e fiz como vc indica sem o digito e o numero posterior gostaria de um contato pq preciso resolver isso o local onde trabalho me pediu um documento que comprove que conclui o ensino médio e a escola em que fiz o 3 ano não funciona mais e o diploma da época está com a minha mãe em outro estado e ela não consegue achar...desde já agradeço...daiane_dossantoslima@yahoo.com

    ResponderExcluir
  66. Daiane - bom dia, me confirme uma informação, a escola na qual você estudou localiza-se no RJ?

    ResponderExcluir
  67. Bom dia! Preciso da publicação no D.O do estado do RJ, poderia me ajudar? NO aguardo.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia! Preciso da publicação no D.O do RJ, poderia me ajudar??
    NO aguardo

    ResponderExcluir
  69. Roney-olá amigo, infelizmente o estado do rj ainda não possui esse serviço. Assim que disponibilizado eu farei uma postagem a respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  70. Eu já conclui o ensino medio porem nao sei se colocaram a data da publicaçao no meu certificado e quando faço a consulta pelo numero do meu rg nao aparece nada.Abraço

    ResponderExcluir
  71. ANONIMO - bom dia colega, você se formou no em escola localizada no Estado de São Paulo?

    ResponderExcluir
  72. Bom dia!
    Concluí o Ensino Médio em 1992, em São Luís - MA. O Colégio ainda funciona. Me oriente como devo proceder, pois não sei se era publicado no DOU.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  73. EDVAN - Bom dia, nesse caso, infelizmente não é possível obter a referida informação via internet, já que o Estado do Maranhão não disponibiliza tais dados no seu site. Dessa maneira, a única maneira de obter a informação desejada é mantendo contato com a Delegacia de Ensino responsável pela escola onde ocorre a conclusão. Abraço.

    ResponderExcluir
  74. Roney-olá amigo, infelizmente o estado do rj ainda não possui esse serviço. Assim que disponibilizado eu farei uma postagem a respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  75. Amigo preciso pro estado de Amazonas, e outro pro estado de Rondonia. Me ajuda porfavor?? Att; Wesley Kecio

    ResponderExcluir
  76. WESLEY - infelizmente os Estados do Amazonas e de Rondônia ainda não possui o serviço de consulta de certificado de ensino médio on line. Portanto, aconselho que mantenha contato com a Delegacia de Ensino ou Coordenadoria Regional de Educação à qual sua escola está vinculada, pois ela poderá informar-lhe o trâmite necessário para obter o referido documento nos Estados mencionados. Assim que o serviço indicado for disponibilizado pelos Estados citados farei matéria a respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  77. não consigo entrar no serviço de consulta com o meu RG. digito apenas os números sem os pontos e traço e não tah indo..me ajude preciso deste comprovante para fzer minha matricula. sou do ES,será que consigo?

    aguardo

    ResponderExcluir
  78. e pretendo ter este certificado do ano que conclui 2011

    ResponderExcluir
  79. BEATRIZ - olá, você conclui o ensino médio em escola do ES mesmo, ou em escola de SP? Se concluiu em ES, infelizmente o referido estado ainda não disponibiliza o serviço online de emissão de certificado de conclusão de ensino médio. Assim que estiver à disposição tal serviço, farei uma postagem a respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  80. oi boa noite,fui fazer a matricula da faculdade,mais la eles me pediram uma copia do diário oficial constando relação de concluintes da escola(ensino médio)que fiz,tentei entrar contato com a escola mais descobri que ela fechou e não existe mais,oq eu faço agora? ela fica no rj,e atualmente estou morando em tocantins

    ResponderExcluir
  81. ANONIMO-bom dia, aconselho que mantenha contato com a Delegacia de Ensino ou Coordenadoria Regional de Educação à qual sua escola está vinculada, pois ela poderá informar-lhe o trâmite necessário para obter o referido documento no Estado mencionado. Assim que o serviço indicado for disponibilizado pelos Estado citado farei matéria a respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  82. Boa noite, li todos os comentários e percebi que nem todos conseguiram ver o resultado de conclusão pelo site, parece que somente em SP que essa informação é disponibilizada. Sou do DF e terminei em 2009, gostaria de saber se tem como consultar esse resultado por algum site que não seja esse, obrigado.

    ResponderExcluir
  83. queria saber se esse esccola e credenciada no mec ou na secretaria de educaçao do rio de janeiro
    cfac-centro de formação aplicaçao e cultura
    por faavor
    fico grato
    se alguem ja fez la
    mim fala por favor
    obrigado

    ResponderExcluir
  84. SobradinhoTV - nesta matéria é disponibilizado o link para consulta a certificados emitidos no âmbito do estado de São Paulo. Infelizmente o Distrito Federal ainda não possui esta espécie de serviço online. Entretanto, assim que for disponibilizado farei um matéria a respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  85. ANONIMO - nesse caso recomendo que mantenha contato com a Secretaria de Educação do Estado mencionado, uma vez que só tal instituição possui acesso a informações necessárias para esclarecer sua dúvida. Abraço.

    ResponderExcluir
  86. Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no conselho federal , regional , OAB , entre em contato : creanacional@outlook.com (62)8219.3185 Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no conselho federal , regional , OAB , entre em contato : creanacional@outlook.com (62)8219.3185 Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no conselho federal , regional , OAB , entre em contato : creanacional@outlook.com (62)8219.3185 Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no conselho federal , regional , OAB , entre em contato : creanacional@outlook.com (62)8219.3185 Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no conselho federal , regional , OAB , entre em contato : creanacional@outlook.com (62)8219.3185 Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no Aos interessados em obter a conclusão do ensino fundamental , médio , técnico , superior , ou registo no conselho federal , regional , OAB , entre em contato : creanacional@outlook.com (62)8219.3185

    ResponderExcluir
  87. Estava vendo meu certificado, histórico do 2º grau e onde está D.O, não tem data, mas uns números lá que não parecem data, como faço pra saber se foi publicado meu nome no D.O aqui do Rio? Preciso urgente da publicação. Desde já agradeço.

    No aguardo.

    ResponderExcluir
  88. CACAU - infelizmente este Estado ainda não possui referido serviço na modalidade online, portanto, recomendo que mantenha contato com a Delegacia ou Secretaria de Ensino correspondente à região em que localiza-se escola. Abraço.

    ResponderExcluir
  89. Obrigada pelo esclarecimento.. mas gostaria de saber sua opinião ou quem souber me responder sobre isso, pq tenho que pegar meu diploma na faculdade e estão exigindo isso, senão não confeccionam... já colei grau e tudo, mas se ficar comprovado que meu 2º grau não foi publicado, o que faço se a culpa não é minha???

    ResponderExcluir
  90. UNKNOWN - se não conseguir o certificado você terá de manter contato com seu advogado de confiança para ajuizar a medida pertinente, provavelmente um mandado de segurança. Abraço.

    ResponderExcluir
  91. Obrigada gente pelos esclarecimentos... e nem posso saber se foi publicado mesmo, pq não tem data de publicação no meu certificado, só uns números lá que não parecem datas.

    ResponderExcluir
  92. Bom dia,conclui o ensino medeio em 2002,na escola publica retirei o certificado de conclusão, até ai tudo bem,mas, agora preciso do histórico escolar,liguei na escola para retirar e a surpresa me disseram que eu tinha ficado em duas matérias em pendencia, ou seja no 1°ano com a matéria de informatica e no 2°ano com a matéria de química e me disseram que não podia me entregar o histórico com as pendencia. Oque eu posso fazer nesse caso me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia, gostaria de saber se o certificado de conclusão do ensino médio tem ou não valor ou oque tem valor é o histórico escolar.Porque me disseram que o certificado não tinha valor algum sem o histórico.

    ResponderExcluir
  94. ANONIMO1 - nesse caso recomendo que mantenha contato com a delegacia de ensino compentente, caso não obtenha êxito seria o caso de intentar a medida judicial pertinente com seu advogado de confiança. Abraço.

    ResponderExcluir
  95. ANONIMO2 - geralmente exigem-se os dois documentos, caso tenha perdido algum deles aconselho que mantenha contato com a escola na qual concluiu ensino. Abraço.

    ResponderExcluir
  96. Eu tive um problema que em 2002 fiz algumas provas no estado do MT, mas era esse sistema Eja se eu nao me engano, a prova era do ensino medio. Recebi o certificado, pois acabei perdendo, a escolinha fechou, fui na delegacia de ensino e nada, teria alguma solucao para isso?

    ResponderExcluir
  97. ANONIMO - recomendo que faça um requerimento admistrativo junto à delegacia solicitando o certificado ou algum documento que ateste esta condição, caso seja negativo o pedido não resta outra medida a não iniciar medida judicial pertinente com seu advogado de confiança. Abraço.

    ResponderExcluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. Alguem poderia me ajudar...fiz umas provas no Colegio maranhao-RJ pelo sistema EJA, mas ele fechou no ano de 2011 e agora eu como eu vou conseguir meu certificado?O que eu posso fazer??

    ResponderExcluir
  100. ANONIMO - recomendo que faça um requerimento administrativo junto à delegacia de ensino solicitando o certificado ou algum documento que ateste esta condição, caso seja negativo o pedido não resta outra medida a não ser iniciar medida judicial pertinente com seu advogado de confiança. Abraço.

    ResponderExcluir
  101. Essa busca so serva para sp ? sou de fortaleza tentei fazer a busca do ens fundamental e medio mais n aparece nd =/

    ResponderExcluir
  102. MANU = é isso mesmo, o serviço objeto da matéria supra refere-se apenas ao Estado de São Paulo. Infelizmente o Estado do Ceará ainda não disponibiliza serviço semelhante. Abraço.

    ResponderExcluir
  103. Bom dia, também estou precisando do documento para ingressar no TJ. Fiz a pesquisa e encontrei o número de registro da publicação, mas só esse número serve como comprovação da publicação? não teria que ter a data da publicação pra que eu localizasse o diário e, consequentemente, a página com o meu nome? Obrigada

    ResponderExcluir
  104. ANONIMO - boa tarde, infelizmente não posso afirmar o procedimento do TJ, nesse caso recomendo manter contato com o RH do referido órgão, pois eles poderão dar-lhe a informação correta. Abraço.

    ResponderExcluir
  105. Bom eu consigo ver e tudo mais ,até aí tudo bem, mas eu precisava do meu histórico e a o documento de conclusão do ensino médio, passei na facul e estou em outro estado, o que faço?

    ResponderExcluir
  106. Gostaria de saber se existe um link desse para consultar o certificado de conclusão de ensino médio no estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  107. DANYBOSCO- ainda não existe, mas assim que disponibilizado eu postarei informação a respeito.

    ResponderExcluir
  108. Boa noite já li e pesquisei a respeito mas ainda não entendi uma coisa se sair em diário oficial a minha conclusão quer dizer que é valido meu diploma de segundo grau?
    Pois fiz a conclusão em uma instituição de supletivo, e na época não havia esses questões do mec.
    Alguém poderia me dizer isso?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  109. ANONIMO - Se constou publicação no Diário Oficial é bem provável que seja válida a conclusão. Entretanto, recomendo que mantenha contato com a Delegacia de Ensino responsável pela escola na qual se formou, pois apenas o referido órgão público pode afirmar com precisão tal informação. Abraço.

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde,

    Preciso de um auxílio para consultar minha situação
    de escolaridade, tem algum link para que eu possa
    consultar pelo estado de MG ?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  111. ANONIMO- ainda não existe, mas assim que disponibilizado eu postarei informação a respeito.

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde!
    Estou precisando do meu certificado de segundo grau, foi concluido em 1980 em Brasília, e eu morei no exterior por muitos anos e agora que regressei, preciso do meu certificado do 2º grau e não o encontro, como faço para conseguir uma segunda via? Estou em Campinas e preciso deste certificado para regularizar a minha situaçãpo laboral com urgencia. Alguem pode me auxiliar?
    sem mais para o momento agradeço e aguardo o retorno.
    atenciosamente
    Rosangela

    ResponderExcluir
  113. Rosangela - infelizmente você só poderá obter junto à delegacia de ensino de Brasília, ou órgão correlato, pois unidade da federação ainda não possui o serviço online. Recomendo que mantenha contato telefônico para verificar se há uma forma de obtê-lo sem necessidade de deslocamento. Abraço.

    ResponderExcluir
  114. Olá!! Necessito da publicação no DO de minha conclusão do ensino médio, que ocorreu em 10/03/1999 na Bahia, eu estou morando atualmente no Rio de Janeiro, como faço para conseguir?? Estou desesperada, por favor, ajudem-me!!

    ResponderExcluir
  115. ANONIMO - infelizmente o Estado da Bahia ainda não possui o serviço online, portanto, recomendo que mantenha contato com a Delegacia de Ensino daquele Estado para obter a informação desejada. Abraço.

    ResponderExcluir
  116. como faço para pegar meu certificado do segundo grau terminei no ano de 2004 no colegio estadual santa edwirgens na cidade de valparaiso de goias e moro em outro estado tem como pegar pela internete.

    ResponderExcluir
  117. ANONIMO - bom dia, infelizmente para este Estado ainda não está disponível referido serviço na internet, portanto, necessário solicitá-lo junto à Delegacia de Ensino competente. Abraço.

    ResponderExcluir
  118. nao estou conseguindo ter acessos eu conclui o ensino medio em 2010 e quando tento acessar aparece a seguinte mensagem : NÃO EXISTEM DADOS COM AS INFORMAÇÕES ABAIXO , e eu preciso muito pra h podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  119. ANONIMO - nesse caso deve haver alguma inconsistência no sistema, portanto, recomendo que mantenha contato junto à Delegacia de Ensino respectiva. Abraço.

    ResponderExcluir
  120. Boa noite !
    Gostaria de informar que não consigo acessar meu certificado pois consta que não tem dados cadastrados, como faço para ter acesso ao certificado,
    pois preciso dele para ingressar na faculdade .

    aguardo resposta

    ResponderExcluir
  121. ANONIMO - nesse caso deve haver alguma inconsistência no sistema, portanto, recomendo que mantenha contato junto à Delegacia de Ensino respectiva. Abraço.

    ResponderExcluir
  122. Boa-noite, estou com um problema sério e talvez você possa me ajudar.
    Há alguns anos atrás eu "comprei" um certificado do ensino médio.
    (não me julguem pois tive os meus motivos p/ fazer isso. Sei que foi errado).

    Em seguida prestei vestibular e fui aprovado, anos depois me formei.
    Lembrando que a faculdade no momento da matrícula solicitou que eu apresentasse o certificado e o histórico do ensino médio.
    Apresentei os referidos documentos e a faculdade aceitou sem maiores problemas.
    Logo que me formei solicitei o diploma de graduação do 3º Grau e Novamente a faculdade solicitou os documentos. Os enviem pela segunda vez e após alguns meses recebi o diploma.
    O problema é que hoje prestei concurso p/ um cargo de nível médio e fui aprovado, por isso gostaria de saber se terei problemas para ser admitido.

    Alguns anos se passaram e no meu estado não existe essa consulta de certificados do ensino médio.

    Agradeço se puderes me ajudar!

    ResponderExcluir
  123. Retificando: *Há alguns anos...

    ResponderExcluir
  124. PAULO - nesse caso, infelizmente, não posso ajudá-lo, recomendo que mantenha contato com seu advogado de confiança. Abraço.

    ResponderExcluir
  125. não consigo puchar pelo RG oq Fasso ??

    ResponderExcluir
  126. Conclui o meu ensino médio em 2000, já eram publicado no diário oficial os concluintes do ensino médio?

    ResponderExcluir
  127. ANÔNIMO se não me engano esse serviço abrange apenas certificados emitidos a partir de 2000. Você tentou a emissão? Abraço.

    ResponderExcluir
  128. Olá, pretendo prestar o concurso para escrevente do TJ e estou na sua situação: um diploma de ensino superior e um certificado de conclusão do ensino médio sem as informações da tal publicação.

    Tenho duas dúvidas: 1.ao acessar a consulta publica de concluintes, encontro meu cadastro, mas nele consta apenas o número do registro da publicação( depois dos meus dados e dados da instituição de ensino, ano de conclusão e etc) , não aparece a data da mesma a qual seu texto faz referência. Só o número da publicação basta para atestar a veracidade das informações?

    2. Esse cadastro ao qual temos acesso é ou equivale à tal "certidão de conclusão" que nos mandam imprimir por meio do site da gdae? O site é muito confuso e essa opção " consulta pública de concluintes" nos remete a uma espécie de cadastro. Não sei se existe outro link em que sai uma certidão propriamente dita.

    ResponderExcluir
  129. Bom dia, estou com uma enorme Duvida, nao conclui meu ensino medio, falta apenas o 3° ANO, estou para fazer um supletivo a distancia, vou concluir o nivel medio via eliminação de materia, fiquei meio preocupado com a instituição de ensino, pois a grande duvida é se a instituição ou meu diploma, minha coclusão sera reconhecida pelo MEC, perguntei ao diretor, ele disse que nao pois o MEC é apenas cursos tecnicos e superiores e que o ensino medio quem cuida é a secretaria da educação de sp e o GDAE, que eu concluindo todas as provas, vai ser divulgado no GDAE, e no DIARIO OFICIAL, que vou receber apenas uma copia impressa da publicação do DIARIO junto com meu historico da minha antiga escola que completei o ensino Fundamental e parte do Médio e mais o certificado de conclusao, tudo isto é veridico, essa informação realmente consta, Gostaria muito de uma Ajuda!

    ResponderExcluir
  130. ANONIMO - nesse caso recomendo que mantenha contato com a Delegacia de Ensino competente, pois eles terão a informação correta. Abraço.

    ResponderExcluir
  131. Comprei um certificado de ensino medio no senaitecnico@outlook.com e veio tudo certinho agora gostaria de saber onde consulto se foi publicado diario oficial, pois no mec sei que foi

    ResponderExcluir
  132. Anonimo-nao entendi sua indagacao, de qualquer forma recomendo que mantenha contato com a delegacia de ensino competente.

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  134. boa tarde !!
    infelizmente nao consegui consultar meu certificado de conclusao do ensino medio, conclui no ESTADO de SP, mas em outra cidade.
    o que posso fazer para obter?

    ResponderExcluir
  135. KAMILA - Olá, neste caso você precisa manter contato com a Delegacia de Ensino responsável, pois provalvemente há algum erro no banco de dados que não permite que vc acesse a informação necessária. Abraço.

    ResponderExcluir
  136. Olá! Para a inscrição em um curso superior, me foi solicitado o certificado em questão, publicado no Diário Oficial. O porém é que concluí o Ensino Médio em 1998 por meio de escola particular no estado de Mato Grosso do Sul, e atualmente resido no Rio de Janeiro. Como proceder? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  137. TERMINEI MEU ENSINO MEDIO MAIS NAO ESTA NO SISTEMA ?ME AJUDEM

    ResponderExcluir
  138. DANIEL - Olá nesse caso você precisa manter contato com a Delegacia de Ensino do Estado em que se formou para obter o referido documento, no caso Mato Grosso do Sul. Abraço.

    ResponderExcluir
  139. ANONIMO - Olá nesse caso você precisa manter contato com a Delegacia de Ensino do Estado em que se formou para obter o referido documento. Abraço.

    ResponderExcluir
  140. Poxa, valeu a dica. Ajudou e muito!

    ResponderExcluir
  141. ANONIMO - fico feliz que tenha te ajudado. Abraço.

    ResponderExcluir
  142. Olá nosso não sabia como consultar ai Vi este site só que pedi um número de registro e eu não sei qual é esse número como faço pra descobrir, coloquei o RG sem este registro mas não apareceu nada, quer dizer não consta nada e agora como faço pra saber se conclui ou não? Alguém pode me ajudar sou do Guarujá SP litoral.
    Obrigado desde já!!!

    Qualquer coisa meu email: thig@hotmail.com

    ResponderExcluir
  143. THIAGO - nesse caso você precisa manter contato com a Delegacia de Ensino do Estado em que se formou para obter o referido documento. Abraço.

    ResponderExcluir
  144. Meu certificado de ensino médio não possui carimbo da secretaria de educação e todas as pessoas que falei que se formaram comigo inclusive, me disseram que no delas tbém não tem esse carimbo,, mas está publicado no D.O.E, passei em um concurso e estão me pedindo esse carimbo, eles podem me impedir de tomar posse por falta desse carimbo? Meu certificado não é válido?

    ResponderExcluir
  145. Gostaria de saber o link para consulta no Estado de Minas Gerais.
    Att.
    Rogério Oliveira

    ResponderExcluir
  146. ANONIMO - nesse caso recomendo manter contato com a delegacia de ensino competente para resolver o problema. Abraço.

    ResponderExcluir
  147. MOTOCKEIRO - infelizmente o governo do referido estado ainda não possui o referido serviço eletrônico. Assim que disponibilizá-lo incluirei no blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  148. Moro no estado do paraná e estou precisando do meu historico do ensino médio que conclui em 2008.
    O problema é que conclui no Rio Grande do Sul e tentei um monte de vez no site colocar meu RG e diz que não tem informação nenhuma.Pelo que li dizia que depois de 2002 era pra ter no sistema os históricos, então porque o meu não tem?

    ResponderExcluir
  149. ola me formei 1995 pelo colegio rei e nunca fui pegar o certificado, tao pouco a publicacao no DOU.

    Agora estou me formando na faculdade e estao solicitando a publicacao do DO. Para minha surpresa o colegio rei nao existe mais.

    Alguem pode me ajudar como conseguir?

    So tenho uma declaracao em papel timbrado...

    ResponderExcluir
  150. Bom dia!

    Tenho como consultar conclusão do nível técnico do ano de 1999 do Estado de São Paulo?

    ResponderExcluir
  151. no estado do goias tem como verificar ou no proprio site do http://sistec.mec.gov.br/VALIDADENACIONAL?

    ResponderExcluir
  152. Boa tarde, fiz a conclusão do ensino médio a distância no ano de 2012.
    Porém realizei a prova final no estado do Rio de Janeiro e não sei nome da escola de lá. onde me matriculei foi em uma escola que não existe mais, na época me ligaram para eu buscar o meu certificado que havia chegado mas infelizmente por forças maiores não pude ir busca-lo. E agora necessito do ensino médio e não esta publicado no Gdae. Já procurei Delegacias de Ensino e Secretária de Ensino de SP, mas não tive sucesso.
    O que devo fazer? há a possibilidade de consulta no RJ?
    por favor me ajudem tenho oportunidades boa de emprego mas necessito do ensino médio.
    Fico no aguardo e desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  153. ROMARIO- desconheço tal serviço para o estado de Goiás, mas assim que tiver incluo a informação. Abraço.

    ResponderExcluir
  154. Felipe Alexandre - nesse caso recomendo que mantenha contato com a Delegacia de Ensino do Rio de Janeiro para obter a informação desejada, uma vez que tal estado não possui a consulta online. Abraço.

    ResponderExcluir
  155. Amigo, Boa noite, eu terminei o ensino médio em PE em 2012, hojê moro na Bahia preciso da segunda via ficha 19, eu tenho que ir na escola que eu estudei pega segunda via? Ou eu posso por intermédio da Direc da Bahia ou do MEC Pucha essa ficha? Sem precisa ir em PE.

    ResponderExcluir
  156. Como faço para consultar de Brasília de 2011

    ResponderExcluir
  157. Josilene, ainda não existe tal serviço para o referido Estado. Abraço.

    ResponderExcluir
  158. Para me inscrever na vaga do prouni, pediram o histórico do ensino médio, que estará pronto na primeira semana de fevereiro.
    O que posso fazer para não perder a vaga? Uma observação, entreguei uma declaração de que já conclui na ano passado.

    ResponderExcluir
  159. Para me inscrever na vaga do prouni, pediram o histórico do ensino médio, que estará pronto na primeira semana de fevereiro.
    O que posso fazer para não perder a vaga? Uma observação, entreguei uma declaração de que já conclui na ano passado.

    ResponderExcluir
  160. IZABEL - nesse caso o melhor a se fazer é manter contato com o õrgão mantenedor do programa PROUNI, para verificar a viabilidade de uma dilatação de prazo, a fim de cumprir o requisito estipulado. Abraço.

    ResponderExcluir
  161. Como faco para conseguir um diploma do ensino medio no estado de minas gerais?? Pois quero ingressar em uma faculdade...

    ResponderExcluir
  162. Como faco para conseguir um diploma do ensino medio no estado de minas gerais?? Pois quero ingressar em uma faculdade...

    ResponderExcluir
  163. Anônimo- nesse caso recomendo que mantenha contato com a Delegacia de Ensino de Minas Gerais para obter a informação desejada, uma vez que tal estado não possui a consulta online. Abraço.

    ResponderExcluir
  164. boa noite terminei o mes estudo no colegio podio peguei o meu certificado em 2013 mais ate agora nao sai a publicaçao no diario oficial eu ligo na escola eles perde pra esta aguardando o que devo fazer

    ResponderExcluir
  165. boa noite terminei o mes estudo no colegio podio peguei o meu certificado em 2013 mais ate agora nao sai a publicaçao no diario oficial eu ligo na escola eles perde pra esta aguardando o que devo fazer

    ResponderExcluir
  166. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  167. aonde eu encontro o numero de registro da publicação ?

    ResponderExcluir
  168. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  169. Olá boa noite me formei em 2014 em casavel ceara já estou com o certificado estou terminei o 1 semestre mais agora preciso fazer a rematricula só que agora a faculdade está pedindo a publicação no diario oficial não sei como faço pode me ajuda

    ResponderExcluir
  170. Olá boa noite me formei em 2014 em casavel ceara já estou com o certificado estou terminei o 1 semestre mais agora preciso fazer a rematricula só que agora a faculdade está pedindo a publicação no diario oficial não sei como faço pode me ajuda

    ResponderExcluir
  171. GELSON PEREIRA - você pode entrar em contato com a delegacia de ensino respectiva, pois, talvez, lá tenham alguma informação adicional. Abraço.

    ResponderExcluir
  172. ALDENI ALENCAR - nesse caso você precisa manter contato com a delegacia de ensino responsável pela sua escola. Abraço.

    ResponderExcluir
  173. Quero saber do estado de Pernambuco.
    Mande para o e-mail artur_705@hotmail.com

    ResponderExcluir
  174. Muito obrigado. Fui nomeado para escrevente do TJ e precisava dessa publicação. Um grande abraço e sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  175. Ola. Fui tentar pegar meu diploma de ensino medio... Ai a surpresa a escola esta me cobrando o valor de 400 reais para publicação no diário oficial.

    Isso esta correto ?

    ResponderExcluir
  176. Ola. Fui tentar pegar meu diploma de ensino medio... Ai a surpresa a escola esta me cobrando o valor de 400 reais para publicação no diário oficial.

    Isso esta correto ?

    ResponderExcluir
  177. Rafael- desconheço a existência de tal procedimento, entretanto, recomendo que mantenha contato com a Delegacia de Ensino da Região para que confirme a existência de tal taxa e caso inexista a necessidade busque a informação de como proceder a respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  178. Procurei a Superintendência Regional de Ensino da minha cidade e a escola em que me formei e todos desconhecem essa publicação dos concluintes do Ensino Médio no Diário Oficial, no caso, de Minas Gerais. Em pesquisa na internet não consegui informação sobre tal publicação neste Estado...será que em MG ela não realmente não ocorre? Estou preocupada pois estou na iminência de ser nomeada em concurso no estado de São Paulo e estou com medo de me exigirem tal publicação.

    ResponderExcluir
  179. Beta, nesse caso apenas a Superintendência Regional de Ensino pode te prestar essa informação e se realmente não ocorrer tal publicação, solicite uma certidão a este órgão informando tal situação. Dessa forma vc terá uma prova para apresentar no local de sua nomeação. Abraço.

    ResponderExcluir
  180. Como faço para consultar o certificado de segundo grau de Pacatuba Ceará

    ResponderExcluir
  181. Pessoal do RJ que necessita da publicação da conclusão do ensino médio precisa se dirigir a imprensa oficial do estado do rio de janeiro. link: http://www.ioerj.com.br/portal/
    Rua Heitor Carrilho nº 81, centro de Niterói, setor biblioteca.
    A impressão custa 50 centavos apenas. O atendimento é de 8 às 16 hs.
    Somente pela internet não é possível. Maiores informações, tels.: (21) 2717-7521 / (21) 2717-6696

    ResponderExcluir
  182. Não estou conseguindo ver o meu certificado do estado do PARÁ
    consultei pelo RG

    ResponderExcluir
  183. RICARDO FILHO - o estado que você mencionou ainda não tem o serviço online. Abraço.

    ResponderExcluir
  184. Calouros Music - o estado que você mencionou ainda não tem o serviço online. Abraço.

    ResponderExcluir
  185. Bom dia. Tive problema com meu certificado. Me formei no segundo grau em 1993 e por um erro não foi realizado registro no DOE. Após solicitação de ratificação fui informado que ontem fizeram o acerto. Fui informado que haveria migração e que somente hoje estaria a disposição para consulta.
    Fui consultar agora e nada. Minha dúvida é a seguinte. Após quanto tempo de meu nome ter sido inserido no sistema Gdae estará a disposição para consulta?

    ResponderExcluir
  186. Bom dia. Tive problema com meu certificado. Me formei no segundo grau em 1993 e por um erro não foi realizado registro no DOE. Após solicitação de ratificação fui informado que ontem fizeram o acerto. Fui informado que haveria migração e que somente hoje estaria a disposição para consulta.
    Fui consultar agora e nada. Minha dúvida é a seguinte. Após quanto tempo de meu nome ter sido inserido no sistema Gdae estará a disposição para consulta?

    ResponderExcluir
  187. Fernando-acredito que apenas a Delegacia de Ensino pode ter informar a esse respeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  188. Olá boa tarde eu terminei o meu ensino médio no Rio de Janeiro é pesquisei pela publicação no doerj e consta meu nome é a escola que fiz o ensino médio mais hj eu moro em São Paulo e faço faculdade aqui.tem algum problema? a publicação é valida em todo País? Quando eu me formar eles podem negar meu diploma?

    ResponderExcluir
  189. Wagner - em tese, quando você ingressou na faculdade foi feita uma verificação preliminar de admissibilidade para constatar eventuais irregularidades na documentação. Além disso, por se tratar de uma certificação pública, que observou todos os requisitos legais, deveria ser válida em todo o território nacional. Entretanto, recomendo que mantenha contato com a secretaria da faculdade para confirmar se tal documento é suficiente. Abraço.

    ResponderExcluir
  190. Muito obrigado pelas informações direitos e concursos, só mais uma pergunta a publicação não pode ser retirada uma vez que consta no doer né? Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  191. Wagner Massan- em tese não, apenas se houver algum erro, situação em que é feita nova publicação retificadora. Abraço.

    ResponderExcluir
  192. boa tarde como faço pra pega meu certificado do sistema rei de são Gonçalo,terminei em 2006,ja foi publicado no diario aficial só falto o certificado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia-segundo informações postadas por um leitor, o procedimento a ser adotado no seu caso é o seguinte:"Pessoal do RJ que necessita da publicação da conclusão do ensino médio precisa se dirigir a imprensa oficial do estado do rio de janeiro. link: http://www.ioerj.com.br/portal/
      Rua Heitor Carrilho nº 81, centro de Niterói, setor biblioteca.
      A impressão custa 50 centavos apenas. O atendimento é de 8 às 16 hs.
      Somente pela internet não é possível. Maiores informações, tels.: (21) 2717-7521 / (21) 2717-6696" Abraço

      Excluir